quinta-feira, 19 de julho de 2012

PTG - Annual Reunnion 2012

 Como habitual, embora com alguns meses de atraso face ao que tem vindo a acontecer em anos anteriores, o PTG - Portuguese Traction Group realizou a sua viagem anual por Portugal no final do mês de Junho (entre 28 de Junho a 01 de Julho).

CP 1408 · 13841 · Francelos · 28.06.2012

 O percurso escolhido este ano contemplou essencialmente o Norte e o Centro de Portugal, tendo a composição especial circulado pelas seguintes linhas, ramais e concordâncias:
  • Linha do Norte, 
  • Linha do Minho,
  • Linha de Guimarães,
  • Linha de Leixões, 
  • Linha do Oeste, 
  • Linha de Sintra,
  • Linha do Sul,
  • Linha do Alentejo,
  • Linha de Vendas Novas,
  • Linha da Beira Baixa,
  • Linha do Leste,
  • Linha de Cintura,
  • Ramal do Porto de Aveiro,
  • Ramal de Alfarelos,
  • Ramal de Sines,
  • Concordância de São Gemil, 
  • Concordância de Verride,
  • Concordância de Águas de Moura,
  • Concordância de Agualva,
  • Concordância de Bombel,
  • Concordância Norte do Setil,
  • Concordância do Poceirão.

CP 1408 · em manobras · Guimarães · 28.06.2012 

 Em 4 dias de viagens foram percorridos 1898,71 km, sendo de destacar as circulações em linhas e ramais onde normalmente apenas circulam comboios de mercadorias. Quer a origem, quer o destino desta viagem de 4 dias foi a estação do Entroncamento.

CP 1408 · 13841 · Covas · 28.06.2012

CP 1408 · 13810/1 · Portela · 28.06.2012
  A tracção da composição especial, formada por 3 carruagens Sorefame - 2 salões de 2a classe e 1 cafeteria, foi assegurada nos primeiros dois dias pela locomotiva English Electric 1408 (afecta à CP-Regional e ao depósito do Entroncamento), pela locomotiva Alsthom 1944 (afecta à CP-Carga e ao depósito do Entroncamento) no 3o dia e pela locomotiva Bombardier 1962 (afecta à CP-Carga e ao depósito do Contumil) no 4o e último dia. Também na tracção o PTG conseguiu quebrar a rotina ferroviária portuguesa, pois as locomotivas 1944 e 1962 estão actualmente afectas ao transporte de mercadorias, pelo que a sua inclusão num comboio de passageiros fugiu ao quotidiano.

 Este ano, ao contrário do que aconteceu em edições anteriores, não houve circulações locomotiva + carruagens + locomotiva. Esta situação obrigou a manobras de inversão nas estações término de cada viagem. No entanto, esta situação é a mais apreciada pelos passageiros e pelos entusiastas, pois permite ver, "sentir" e registar (em fotografia ou em vídeo) as manobras realizadas. Também não houve qualquer tracção múltipla, a composição especial circulou sempre com recurso a apenas uma locomotiva.



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