sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Iberian Steel - novo tráfego Takargo/Comsa (Ibercargo Rail)

 Iniciou-se na passada semana no total de duas marchas em cada sentido e com números de circulação 89xxx  atribuídos pela Refer (comboios internacionais especiais temporários, entre Fuentes de Oñoro e Vigo), o novo tráfego ferroviário da Ibercargo Rail  em parceria com a Tramesa denominado por Iberian Steel e assegurado pela Takargo (locomotivas e tripulação).

Takargo 6004 | São Félix da Marinha | 89410/1 | 31.08.2010

Takargo 6004 | Granja | 89410/1 | 31.08.2010

 Este tráfego, inserido na categoria Siderúrgicos, transporta bobines de chapa de aço iniciando a sua marcha em Valência (Sagunto) e tendo como destino Vigo, efectuando uma paragem comercial em Estarreja.
 Parte da composição que saí de Valência é deixada em Estarreja sendo destinada a uma empresa local que comercializa aços ou destinada a Palmela (futuramente). A restante carga tem como destino Vigo.


Takargo 6003 | Ovar | 89410/1 | 03.09.2010


 Após a descarga em Vigo é efectuada a marcha em vazio de retorno a Valência, efectuando-se da mesma forma que a marcha com carga. A composição saí de Vigo, pára em Estarreja para adicionar os vagões aí deixados no dia anterior e prossegue a Valência para ser novamente carregada.

Takargo 6004 | Águas Santas | 89140/1 | 01.09.2010

Takargo 6003 | Águas Santas | 89140/1 | 04.09.2010

Takargo 6003 | Gaia | 89140/1 | 04.09.2010

 Após a semana inicial de experiência e após validação dos horários temporários, estes comboios passaram a ter Carta Impressa na categoria dos comboios internacionais Siderúrgicos, aumentando a sua periodicidade para 4 circulações semanais por sentido.
 Como tal, haverão comboios de Valência para Vigo às 3as, 4as, 6as e Sábados. No sentido inverso, haverão comboios às 4as, 5as, Sábados e Domingos. O seu número de circulação está definido como 478xx, sendo considerados comboios internacionais bloco.

Takargo 6003 | São Félix da Marinha | 47822/3 | 09.09.2010

Takargo 6003 | Rio Tinto | 47822/3 | 09.09.2010


 De notar que o percurso destas marchas com 1330 km aproxidamente fazem delas um dos tráfegos com percurso mais longo da Península Ibérica,  existindo uma previsão de transporte de cerca de 250.000 toneladas de carga por ano. A carga máxima por comboio (incluindo a tara dos vagões) é de 1158T, sendo as bobines de chapa de aço transportadas em caixas móveis que por sua vez são carregadas em vagões plataformas da empresa Tramesa.
 As bobines de chapa de aço têm como destino principal a indústria automóvel de Vigo e Palmela.

1 comentário:

  1. Excelente artigo e fotos João. Pena é só agora ter tido a curiosidade de ter cá vindo bisbilhotar.

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